quinta-feira, 19 de maio de 2011

Época Errada

Viu só, foi eu parar de pensar nos pepinos do dia-a-dia que já me veio na cabeça um assunto que não seja totalmente desinteressante.

Sempre achei espartilhos (não os de imitação, os de verdade, aqueles de antigamente) o máximo. Pronto. Falei. 
E sempre achei que eu nasci na época errada. Queria ter nascido e vivido lá pelo século XVI e de preferência na França (toma!). 
Por n motivos, que agora não vem ao caso mencionar, mas o principal deles são as roupas usadas naquela época. Acho o máximo aquela coisa toda de usar espartilho e no mínimo umas duas camadas de saia até aparecer o vestido em si.
Tá certo que os de hoje em dia também são lindos, mas é que o espartilho de verdade, aquele que surgiu mais ou menos na Era Vitoriana, era um acessório indispensável, diria até obrigatório para as mulheres. 
Todo santo dia as coitadas estavam lá, sofrendo, tentando respirar com seus espartilhos mega apertados, tudo pra ficar com uma cinturinha invejável e umas peitcholas enormes! Houve até casos de mulheres vitorianas que morreram esmagadas por espartilhos (medo). 
Mas de toda forma, eles tinham lá seu charme.
Do século XVI pra cá os espartilhos mudaram bastante, no início eram feitos com materias bem mais pesados, e com o passar dos anos surgiu o corpete, que é a mesma coisa que espartilho, porém se usa em cima da roupa, ao invés de embaixo dela. Quem gosta muito disso é a minha lindinha Amy Lee. Na época que eu era fãzona do Evanescence eu busquei de cima a baixo um corpete dos que ela usava, mas óbvio que não achei, até porque muitos deles quem fazia era ela mesma.

Maaas, voltando ao século sei-la-o-quê, sofriam, as pobrezinhas, mas no fim, estavam lá, lindas e exuberantes, arrasando na festa!! 
Eu ia gostar mesmo de ter vivido nessa época...

Um comentário:

  1. alguns espatilhos, na era vitoriana tinham a armação de metal! e rolaram algumas vezes do ferro oxidar, romper e perfurar o torax da mulherada =T era tenso, amiga.

    ResponderExcluir